Gerais

Boletim Epidemiológico registra redução nos casos de dengue, zika e chikungunya em 2019

O segundo boletim epidemiológico das arboviroses de 2019, divulgado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou uma redução nos casos notificados de dengue, zika e chikungunya, no período de 30 de dezembro de 2018 a 19 de janeiro, de 2019 (3ª Semana Epidemiológica).

Foram registrados 90 casos suspeitos de dengue contra 158 notificados no mesmo período do ano passado, uma redução de 43,04%. Quanto à zika vírus, houve registro de apenas um caso, enquanto em igual período de 2018 foram seis, uma queda de 82,33%; e a chikungunya registrou 14 casos, uma redução de 68,89% em relação ao ano passado, quando foram notificados 45 casos.

“Os dados de 2019 são preliminares e estão sujeitos à alteração no sistema de informação pelas Secretarias Municipais de Saúde, o que pode ocasionar diferenças nos números de uma semana epidemiológica para outra”, explicou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da SES, Talitha Lira.

Até a 3ª semana epidemiológica, foram registradas duas notificações com suspeita de óbito por arbovirose, sendo uma em João Pessoa e outra em Soledade. Ambos seguem em investigação aguardando resultados laboratoriais.

Entre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, foi realizado o 1º Levantamento Rápido de Índice para Aedes – LIRAa/LIA, pelos municípios paraibanos. Dos 223 municípios, 219 enviaram os resultados. Destes, 44 apresentaram situação de risco para surto; 126 estão em situação de alerta e 49 em situação satisfatória.

O LIRAa é um método norteador nas ações de vigilância ambiental para os gestores municipais. Diante disso, a SES recomenda que implementem as estratégias e ações já elaboradas nos Planos de Contingência das Arboviroses; sensibilizem a população para eliminação de criadouros do mosquito e qualifiquem os profissionais da rede de atenção a saúde, em todos os níveis assistenciais no manejo clínico para arbovirose.

Ainda dentro das ações da SES, estão o cronograma para utilização do fumacê nos municípios com alto índice de infestação e/ou óbito; realização da capacitação do manejo clínico para os 223 municípios e realização de dois ciclos semanais com fumacê, sendo duas semanas antes e duas depois do carnaval, nos municípios litorâneos começando por Pitimbu até Barra de Camaratuba e em 18 bairros da capital (Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Penha, Ponta do Seixas, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Castelo Branco, João Agripino, São José, Centro, Varadouro, Trincheiras e Ilha do Bispo).

Secom-PB

Deixe seu comentário

Mostrar mais

31 Comentários

  1. Hello there! I know this is kinda off topic
    but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for
    my comment form? I’m using the same blog platform as yours and
    I’m having difficulty finding one? Thanks a lot!

  2. I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up!

    I’ll go ahead and bookmark your website to come back later on. Cheers

  3. With havin so much content and articles do you ever
    run into any issues of plagorism or copyright infringement?
    My website has a lot of exclusive content I’ve either authored myself or outsourced but
    it seems a lot of it is popping it up all over the web without my agreement.

    Do you know any ways to help reduce content from being ripped off?
    I’d genuinely appreciate it.

  4. Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha
    plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours
    and I’m having difficulty finding one? Thanks a lot!

  5. I was curious if you ever thought of changing the structure of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people
    could connect with it better. Youve got an awful lot of
    text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar