Santa Teresinha

Prefeitura de Santa Terezinha está doando vacinas contra a Febre Aftosa

Está acontecendo em todo o país a Vacinação Contra a Febre Aftosa. A primeira etapa da campanha iniciou neste mês.

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha (PB) está doando 15 doses da vacina para os pequenos criadores. Os interessados devem procurar a sede as Secretaria de Agricultura, situada em frente à Praça Frei Damião, no Centro, das 7h às 11h30.

O secretário de Agricultura, Marlos Lúcio, comentou sobre a ação que vem sendo desenvolvida pela prefeitura.

“Estamos seguindo a determinação da prefeita Terezinha e estamos distribuindo mais uma vez, vacinas contra a Febre Aftosa contribuindo com os pequenos criadores. São tubos com tubos de vacinas com 15 doses de com 30 ml. Neste ano ocorreu a mudança de dosagem de 5 ml para 2 ml. Aqueles que quiserem o auxilio do veterinário nestes trabalhos pode solicitar o veterinário do Município”, disse.

Os produtores têm até o dia 31 de maio para comprar a vacina e até o dia 10 de junho para cadastrar na Secretaria de Agricultura.

Febre Aftosa

A febra aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre com aparecimento de vesículas, principalmente na boca e nos pés de animais como bovinos e búfalos. Ela é causada por um vírus que pode se espalhar de maneira rápida, caso não sejam tomadas as devidas providências para a erradicação deste mal. O vírus fica em grande quantidade no tecido que reveste e fluído das vesículas, sendo encontrado também na saliva, no leite e nas fezes dos animais contaminados.

A forma de contágio ocorre através do animal infectado com outros animais, por alimentos ou por objetos contaminados.  A doença é transmitida pela movimentação de pessoas, veículos e objetos infectados pelo vírus. Roupas, calçados e mãos das pessoas que trabalharam com animais doentes também podem propagar o vírus.

Deixe seu comentário

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar