Gerais

Dom Gerardo, segundo bispo da Diocese de Patos, faria 95 anos neste domingo

Dom Gerardo Andrade Ponte, segundo bispo de Diocese de Patos, morreu no dia 24 de maio de 2006, em Fortaleza-CE sua terra natal. Se vivo fosse estaria fazendo 95 anos de idade neste domingo, 01/12/2019.

Eleito bispo em 12 de fevereiro de 1975; ordenado bispo em 17 de agosto de 1975 com a renúncia em 08 de agosto de 2001, Dom Gerardo chegou a Patos no dia 26 de dezembro de 1984, cuja missão seria assumir função a qual foi escolhido.

Uma calorosa receptividade foi elaborada pelos patoenses para recebê-lo em clima de muita alegria. Ele ficou à frente da Diocese de Patos terminando suas atividades como Bispo Emérito até novembro de 2001 e tinha uma grande atribuição com as vocações sacerdotais. Dom Gerardo foi um grande defensor das causas sociais.

Em 1998 uma festa em grande estilo e organizada com muita responsabilidade foi atribuída ao bispo para comemorar os 50 anos de sacerdócio. Foram convidados para participarem do evento, Padre Cláudio Sartori, formador e diretor de estudos do Seminário da Arquidiocese da Paraíba; Padre Virgílio de Almeida, Vigário de Santa Rita; Padre Luís Antônio de Oliveira, Vigário Geral da Arquidiocese de João Pessoa na época; o Bispo de Cajazeiras, Dom Mathias Patrício de Macêdo; Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Bispo de Campina Grande; Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, Bispo de Afogados da Ingazeira. A celebração aconteceu no Estádio José Cavalcante que ficou pequeno para tanta gente.

Apesar dos esforços, nada mudou o quadro clínico do bispo que morreu com complicações no cérebro por causa de um AVC e problemas pulmonares, chegando a implantar através de uma intervenção cirúrgica, um tubo na traquéia para facilitar sua respiração.

Dom Gerardo Andrade Ponte, que dedicou parte da vida à caridade, será sempre lembrado durante as celebrações nas Paróquias pertencentes à nossa Diocese.

Folha Patoense com Rádio Espinharas e Portal Patos

Deixe seu comentário

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar