DestaquesSanta Teresinha

Pacientes curados da Covid-19 recebem atendimento de fisioterapia, em Santa Terezinha

As pessoas que confirmaram positivo para a Covid-19 no município de Santa Terezinha (PB), têm assistência da Secretaria Municipal de Saúde desde as primeiras consultas médicas, com a execução de testes para comprovar ou não a doença, entrega de kits de tratamento médico aos pacientes, acompanhamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e após a cura recebem atendimentos de fisioterapia.

Os atendimentos de fisioterapia iniciaram há trinta dias, após a recuperação destas pessoas é feito um cadastro pela Vigilância Epidemiológica com a lista repassada a fisioterapeuta que agenda a avaliação. Até o momento, foram ou estão sendo acompanhados 23 pacientes.

Estão sendo realizados exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura respiratória, conscientização respiratória (treino diafragmático), cinesioterapia respiratória (exercícios ativos e com a evolução dos pacientes vai aumentando os exercícios, colocando alguns acessórios, como bola suíça e faixa elástica).

A fisioterapeuta Rafaelly Martins conversou sobre a importância destas avaliações.

“É importante, visto que, a doença afeta diretamente o aparelho respiratório, e como o vírus é algo novo, que necessita de estudos, mesmo quem não apresentou grave falta de ar, não sabemos como o sistema se comportará, então esse tratamento já é um meio de prevenção”, explicou.

As avaliações são realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, localizada em frente à Diretoria Municipal de Transportes.

De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido nessa segunda-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 249 casos sendo 195 casos descartados e três casos estão em análise, 51 casos da doença foram confirmados, com 39 pessoas recuperadas, dez pessoas em tratamento domiciliar, uma pessoa em tratamento hospitalar e uma pessoa morreu.  

 

Deixe seu comentário

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar