Embora a Paraíba tenha sido um dos primeiros estados a registrar manchas de óleo no litoral, as praias estão em ótimas condições de balneabilidade, e o problema verificado entre o fim de agosto e início de setembro não chegou a afetar o setor turístico. Quem diz é a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Pelo menos 16 trechos de praias na Paraíba foram afetados pelo problema quando ele começou a surgir.
O superintendente da Sudema, Aníbal Teixeira, informou que as praias do litoral paraibano atingidas pelas manchas foram totalmente limpas e estão em ótimas condições de balneabilidade com monitoramento diário por uma força-tarefa composta pela Capitania dos Portos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Sudema e prefeituras de João Pessoa, Cabedelo e Conde, na região meteopolitana.
Turismo
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comentou que foram mantidos contatos com os meios de hospedagem paraibanos e todos informaram não ter registrado cancelamentos de reservas por causa de problemas com poluição de praias.
“Nós não estamos enfrentando essa situação de poluição em grande escala no litoral. Mantivemos contatos informais com operadoras e todas nos garantiram não ter registrado cancelamentos de pacotes ou de vendas para a Paraíba. Isso é resultado do trabalho da limpeza feito nas praias e o acompanhamento diário da balneabilidade”, informou Ruth Avelino.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), empresária Manuelina Hardman, informou que os hotéis filiados à entidade não registraram qualquer tipo de cancelamento de pacotes nas últimas semanas. Na avaliação da executiva, essa situação é resultado do trabalho realizado diariamente pelos órgãos ambientais da Paraíba, pelos próprios hoteleiros e pelas empresas de receptivos.
Monitoramento das praias
O superintendente da Sudema, Aníbal Teixeira, informou que o monitoramento preventivo das praias paraibanas está sendo realizado por um drone do Ibama, de pescadores e funcionários de marinas. Segundo ele, não há registro de novas manchas nas praias paraibanas, mas que mesmo assim será realizada uma inspeção nos arrecifes localizados na orla de João Pessoa e Conde.
“Está confirmada uma inspeção no Caribessa, em João Pessoa, na próxima segunda-feira, e outra no Conde, na terça-feira. Estaremos junto com funcionários das duas prefeituras, do Ibama nessa fiscalização preventiva. Nossas praias estão aptas para receber os banhistas e turistas”, garantiu.
PortalCorreio