Mais de três meses após o presidente Michel Temer (MDB) anunciar a liberação de um aporte financeiro de R$ 2 bilhões, os municípios ainda aguardam que o dinheiro chegue nas contas. A expectativa inicial era que os recursos pudessem ter sido utilizados para fechar as contas de 2017. Agora, segundo o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, os gestores torcem para que até o dia 20 deste mês possam estar com o repasse em caixa.
“A medida foi aprovada no Congresso, o que está faltando é a sanção do presidente, que deve estar acontecendo até o fim da semana. Acreditamos que até o dia 20 de março esse dinheiro já possa estar nas contas dos municípios”, disse.
Ainda segundo Tota o repasse da Paraíba, que será de cerca de R$ 62 milhões, poderá auxiliar as prefeituras em um mês que promete ser um dos piores em repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Vem em um bom momento. Março é um dos piores meses de 2018, quando vai ter uma queda em torno de 34% do FPM”, explicou.
Blog do Gordinho