O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu 15 alertas no mês de julho por inconsistência e ausências de dados relevantes no portal de Transparência dos municípios. A orientação é para que os gestores controlem as contas públicas de acordo com seu orçamento, sem extrapolar o limite previsto pela folha. Os alertas foram divulgados por meio do Diário Oficial Eletrônico que pode ser acessado no portal do Tribunal ou por meio do aplicativo ‘Nosso TCE PB’.
As Prefeituras Municipais advertidas para corrigirem falhas foram Coxixola, Serra Redonda, Marizópolis, Caturité, Massaranduba, Itabaiana, Areia, Catingueira, São João do Cariri, Malta, Boqueirão, Marcação, Baraúna, Lastro e Montadas.
As orientações são apresentadas após os relatórios produzidos pela equipe de auditores de contas públicas do TCE-PB, que está sempre de olho e fazendo diligências nas gestões públicas do Estado por meio de balanço financeiro, contabilização correta de receitas e despesas, eficiência nos gastos, licitações, dispensas e inexigibilidades, alocação de recursos conforme a legislação vigente, gastos com pessoal, recolhimento das contribuições previdenciárias e alimentação correta do Portal da Transparência.
Todos estes itens contribuem entre os temas avaliados que mais incitam ressalvas e culminam com a emissão dos alertas.
Clickpb