Treze e Ferroviário se preparam para grande decisão que apontará o campeão da Série D do Brasileiro

O jogo mais esperado do ano e o mais importante da história de Treze e Ferroviário. O campeão da Série D do Campeonato Brasileiro será conhecido neste sábado (04), em uma partida que reserva muitas emoções, ansiedade e promessa de estádio cheio. Treze e Ferroviário decidem a competição, à partir das 18h30 no estádio O Amigão em Campina Grande, e após os 90 minutos, um dos dois nordestinos levantará pela primeira vez a taça de campeão.

Para se sagrar campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze precisa de uma vitória por quatro ou mais gols de diferença diante do Tubarão da Barra. A missão é difícil mas não impossível. Uma vitória por três gols leva a disputa do título para as cobranças de pênalti e qualquer outro resultado dá o título ao time cearense. Vale lembrar que, além de Treze e Ferroviário, São José do Rio Grande do Sul e Imperatriz do Maranhão também garantiram a classificação para a Série C do próximo ano.

Para o duelo de tamanha importância, o técnico do Treze Flávio Araújo tem quatro desfalques. Expulso durante o jogo de ida, o lateral-esquerdo Silva está fora dos planos do Galo. Outros dois atletas também estão fora do quebra-cabeça que Flávio Araújo deverá montar. O zagueiro ítalo e o atacante Ceará, peça chave no esquema ofensivo e de velocidade do Treze, ficam fora da partida já que vão cumprir suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos. Já o atacante Maxuell Samurai, arma no ataque galista, realizou uma artroscopia nos dois joelhos e não participou do primeiro jogo, e também está fora da decisão.

Por conta das baixas, Flávio Araújo teve que recompor todo o esquema tático da equipe. Ele observou a evolução de Zé Carlos, lateral-esquerdo, que substituiu Silva em todas as oportunidades em que o titular não pode atuar. Já a vaga de Ítalo, titular absoluto durante a campanha, é incerta. O treinador tem a opção de Brumati, que já atuou na campanha na vaga do titular Nilson Júnior.

A maior “dor de cabeça” do treinador será em montar o ataque. A baixa de Samurai dá lugar a Leandro Love. A dúvida maior é sobre a vaga deixada por Ceará. Desde que assumiu a titularidade no jogo contra o Santa Rita na quinta rodada da primeira fase, o atacante é uma das principais peças do time na campanha que colocou o alvinegro na Série C de 2019. Para a vaga, Flávio tem como opção os atacantes Julio Barboza, Hugo Freitas e Watson.

O Galo aposta nas jogadas de Marcelinho Paraíba e numa virada histórica para levantar a taça.

No Ferroviário a situação é menos complicada. O Ferrão que eliminou o Campinense nas quartas de final, construiu uma boa vantagem na partida de ida, mas sabe que ainda não ganhou nada, e precisa jogar muito para conquistar o seu primeiro título nacional.

O técnico Macelo Villar que já foi campeão da Série D pelo Botafogo (PB), tem o retorno de jogadores considerados titulares. Após cumprirem suspensão no jogo de Fortaleza, estarão de volta os zagueiros André Lima e Luís Fernando, além do atacante Vitinho.

Vilar aposta nos gol de Edson Cariús para ser campeão A artilheiro da Série D soma mais gols que todos os artilheiros de competições nacionais. São 11 gols em 14 partidas, apenas na 4ª divisão brasileira. Somando os 31 jogos em que Cariús atuou neste ano, sendo eles do Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Série D, o atacante mandou 20 bolas na meta. Na competição nacional, o Ferroviário enfrentou sete times e somente a defesa do 4 de Julho-PI escapou do artilheiro coral.

Severino Lopes/ PB Agora