Em entrevista ao Programa Conexão com a Notícia, com os jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira, o médico ginecologista Dr. Orlando Damascena falou sobre câncer de mama e de colo de útero e respondeu a perguntas dos ouvintes da cidade de Santa Terezinha-PB. A entrevista foi realizada em alusão à Campanha Outubro Rosa, para orientar mulheres na prevenção de câncer.
Dr. Orlando tirou dúvidas e fez esclarecimentos acerca dos canceres que mais matam mulheres nos últimos anos. De acordo com Dr. Orlando, as mulheres precisam procurar um médico antes do aparecimento dos sintomas.
“O câncer de mama é uma doença traiçoeira que mata silenciosamente. Ele é extremamente perigosa, pois não dá sinal algum de sua existência. A mulher pode ter câncer de mama e não sentir nada, não ter sintoma algum. Porém, a medicina já evoluiu tanto que nós já conhecemos todos os sinais desta doença, mesmo quando não há casos de câncer na família”, explica o doutor.
Para se prevenir, as mulheres precisam estar constantemente buscando orientações médicas e realizando exames anuais de prevenção, principalmente para mulheres com mais idade.
“A prevenção se dá por meio da mamografia, que antes aconselhava-se fazer a cada dois anos, mas agora é preciso fazer todos os anos, principalmente aquelas que já passaram dos 50 anos. Quanto mais cedo descobrir a doença, maior a chance de alcançar a cura para este câncer. É importante que nenhuma mulher espere encontrar o câncer com as próprias mãos, pois quando ela vier a sentir o tumor, talvez já seja tarde demais”, afirma Dr. Orlando
Com relação ao câncer de colo uterino, Dr. Orlando explicou que este é uma doença menos agressiva e que, diferente do câncer de mama, apresenta sinais com 10 anos antes de se manifestar.
“Ao contrário do câncer de mama, o de colo uterino avisa à mulher quando ela está com a doença. Este câncer mostra sinais com 10 ou 12 anos antes de se tornar um tumor. Por meio de uma biópsia, as mulheres podem descobrir se tem probabilidade de ter câncer de colo de útero, por meio do sinal pré-câncer. Se as mulheres consumirem alimentos naturais e deixar de consumir refrigerantes e produtos industrializados, cerca de 90% delas podem evitar ou tratar esta doença e alcançar a cura”, destaca o médico.
Dr. Orlando falou da importância de as mulheres usarem roupas leves e ventiladas para evitar doenças ginecológicas. Segundo ele, grande parte das doenças vaginais são ocasionadas por falta de higienização.
“Quando a mulher usa roupas apertadas e quentes elas esquentam o períneo, e quando esquenta o calor faz a vagina expelir mais secreção, e acumula e quando sai a secreção faz sentir a sensação de queimor, coceira, entre outros sintomas. Portanto, usem roupas folgadas, frias, para manter a região do períneo sempre arejada”, orienta o ginecologista.
Por fim, Dr. Orlando falou sobre a mais nova área cirúrgica e das novas instalações da Clínica Ginecam, em Patos, que foi ampliada e reinaugurada na última sexta-feira, dia 19 de Outubro. O espaço agora conta com cirurgias na área ginecológica, além de cirurgia de próstata, com métodos minimamente invasivos, que agora serão realizadas sob a responsabilidade dos melhores profissionais da região. Ele falou ainda da parceria com a prefeita de Santa Terezinha, Terezinha, e seu esposo Zé Afonso.
Blog do Jordan Bezerra