Aconteceu nos dias (30/11) e (01/12), no Campus VII da UEPB, em Patos (PB), o 1º Simpósio Paraibano de Educação em Libras, com o tema: Perspectivas de uma Educação bilíngue. O evento foi organizado pela Podium Cursos e Assessoria e pela Universidade de Uberaba (Uniube). Estiveram presentes profissionais da educação; profissionais da saúde; profissionais da área jurídica; estudantes; pessoas surdas, pessoas mudas e os familiares destas pessoas.
Na sexta-feira às 18h iniciou o credenciamento, às 19h o evento iniciou com a formação da mesa composta por: Lídia Pinheiro, da Faculdade Integração do Sertão; Adalmira Marques, secretária municipal de Educação de Catingueira (PB); Rita de Cássia, da Escola Irmã Benigna; Glória Geane, do Colégio Fera Geo; professora Graça Fernandes; Ronaldo Lima, diretor do IFPB – Patos; Hannah Rosendo, da Escola Irmã Benigna; Denise Coutinho, professora Ma. Da UFCG – Sumé.
O diretor da Podium Cursos e Assessoria, Luciano Trajano, deu as boas vindas as pessoas e falou da importância do simpósio. Hannah Rosendo e Sophie Rosendo, mãe e filha, respectivamente, elas são surdas, fizeram uma apresentação bastante emocionante, em seguida, apresentou-se o coral em libras Laços Eternos, fazendo uma coreografia através da canção Pra Ser Feliz, do cantor Daniel.
A palestrante foi a Professora Ma. e a primeira interprete de Libras do Brasil, Denise Coutinho. Ela falou sobre o tema: Educação Infantil Bilíngue: O que Precisamos Saber?
Uma mesa redonda foi composta com o tema: A prática da Educação em Libras. Os convidados foram: Esp. Edcarlos Paz de Lucena, Mns. Hannah Araújo Rosendo e Esp. Luiz Carlos Mamede Carvalho.
No sábado a Professora Ma. Denise Coutinho realizou um minicurso com o tema: Contextos / Materiais Para a Aprendizagem da Criança Surda.
Os participantes receberão dois certificados, um de participação do evento e outro certificado de participação do minicurso.
O professor Luciano Trajano falou do objetivo do simpósio e a importância da Educação em Libras. Ele falou que Podium concluiu em 2017 um turma de Pós-Graduação em Libras, também foi criado um curso básico de Educação em Libras. O professor destacou a criação do curso de interprete, ouça:
A Professora Ma. Denise Coutinho, primeira interprete de Libras do Brasil, falou dos avanços e desafios da Educação em Libras, ouça:
Veja a Cobertura Fotográfica
Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com