Na manhã desta quinta-feira, 30, a dona de casa Irinete Lucena, residente na Rua Damião Pires, em São José do Bonfim, ao ligar uma torneira de sua residência, “se assustou” com a cor da água. “Água muita suja, preta, com mau cheiro, não dá para tomar banho nem cozinhar com ela. É um absurdo como está a nossa água” disse ela.
Isso vem acontecendo há mais de um mês em Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim, gerando muita reclamação por parte dos consumidores. “Lavei meu cabelo com essa água e ele ficou duro, nem pra tomar banho serve”, disse a dona de casa.
João Oliveira, subgerente de tratamento da Cagepa, disse que a água sai limpa da estação de tratamento, num ótimo nível de potabilidade, mas tal problema decorre dos mananciais terem pego recarga e as águas cobrirem a vegetação, de forma que a decomposição gera ácidos que provocam esse coloração e isso acontece no percurso, da estação até as residência. Mesmo assim a Cagepa está em serviço para tentar solucionar ou atenuar esse problema, inclusive visitando os setores de maior ocorrência.
Folha Patoense
Foto: irinete Lucena