Advogados realizam ato público para exigir permanência de Vara da Justiça Federal em Patos

Na cidade de Patos, Sertão do estado, cerca de 100 advogados fizeram um ato público nesta quinta-feira (19), para protestar contra o possível fechamento da 14ª Vara de Justiça Federal na cidade.

O ato aconteceu em frente ao próprio prédio da Vara Federal, no Bairro Brasília.

Os advogados usaram carros de som para expressar o grande prejuízo que toda a região sofrerá, diante do fechamento da 14ª Vara Federal, que deverá ser transferida para Campina Grande.

Em entrevista a reportagem da TV Diário do Sertão, o presidente da OAB-Patos, Dr Fred Igor, disse que a notícia pegou à todos de surpresa: “Estamos surpresos e perplexos com tal iniciativa, e a OAB-Patos juntamente com a sociedade civil organizada, juntamente com as classes políticas, irão lutar, levantar essa bandeira para que a Justiça Federal não feche em Patos”, disse ele.

Ainda segundo Fred, a luta da OAB de Patos é para que uma segunda vara se estabeleça na cidade, e não o fechamento da única que dispõe: “A luta da OAB é para a criação de uma segunda Vara Federal em Patos. A Justiça Federal em patos hoje possui mais de 4 mil processos, têm uma jurisdição que envolve mais de 400 mil habitantes. Então vamos lutar juntamente com todos e peço a união de todos para que a Justiça Federal não feche em Patos, porque isso irá trazer enormes prejuízos para a nossa população, irá afastar a Justiça da nossa sociedade Sertaneja”, concluiu o presidente da OAB-Patos.

FECHAMENTO DA VARA EM PATOS

A decisão sobre o fechamento da Vara Federal foi publicada na resolução do pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que determina que a partir de 07 de janeiro de 2020, a Vara Federal que atualmente está em Patos tenha funcionamento em Campina Grande. A mesma resolução fala em “funcionamento de Posto Avançado de Atendimento” em substituição a estrutura atualmente existente em Patos.

DIÁRIO DO SERTÃO