A Prefeitura de Patos lançou nesta quarta-feira, 30, o Projeto Capacitar, que visa buscar estratégias e promover possibilidades de inserção dos usuários do CAPS AD no mercado de trabalho.
A iniciativa foi idealizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Habitação e de Saúde, e já conta com o engajamento das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Juventude, Esportes, Articulação Social, além da UFCG e do IFPB.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, os representantes das secretarias, parceiros, além dos usuários que participarão do projeto.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, ressaltou a importância deste projeto que irá promover possibilidades do usuário do CAPS AD a reescrever sua história, a partir de uma vida permeada por igualdade de oportunidades de inserção ao mercado de trabalho, autonomia financeira e elevação da autoestima o que minimiza os efeitos negativos à vida do usuário, que são inerentes ao seu aspecto psicossocial.
“Estamos recrutando essas pessoas, capacitando-as para inseri-las no mercado de trabalho. Iniciando com o curso de poda, esses usuários irão aprender uma profissão, então daremos condições para eles trabalharem, faremos todo acompanhamento, não só durante o curso, mas durante o dia a dia deles, sempre orientando para que eles possam, da melhor maneira possível, ter emprego, ter o seu trabalho, ter a sua renda para o sustento de sua família longe do álcool, das drogas e perto das pessoas que querem o bem da nossa cidade”, destacou.
Inicialmente, para capacitar os usuários, foi promovido um curso de poda pela Secretaria de Meio Ambiente, a qual também fez a distribuição de todo equipamento de proteção individual para os participantes.
Dentre os requisitos para participar do projeto está avaliação multidisciplinar do usuário pela equipe do CAPS AD que o acompanha.