Os projetos de ressocialização com apenados do Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos, tem sido referência em todo o Estado da Paraíba. As iniciativas já envolvem dezenas de reeducandos em atividades diárias e que ajudam na remissão das penas e tem agregado mais qualidade de vida no próprio presídio.
Entre os projetos de ressocialização, o destaque tem sido a horta comunitária que comemorou recentemente a colheita de uma tonelada de verduras e legumes. Os produtos têm melhorado significativamente a alimentação na unidade prisional e o excedente está sendo destinado para órgãos públicos e entidades filantrópicas na em Patos e região.
Ampliando as atividades e aproveitando o período chuvoso, a direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega, através do diretor Charles Martins, firmou parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Patos e começou o corte de terras para o plantio de feijão, melancia e abóbora em pontos escolhidos nas áreas externas.
Pela primeira vez, a movimentação do trator mudou a rotina na área externa. Após a preparação da terra, apenados começaram a colocar as sementes que em breve, dependendo da continuidade das chuvas, estarão dando os primeiros resultados e ampliando a oferta de alimentos saudáveis.
Por medidas de segurança, o plantio terá que ser de plantas rasteiras para não atrapalhar a visibilidade na localidade onde está situada com o benefício das frutas e leguminosas.
“O plantio já foi iniciado e é mais um projeto implantado na unidade que gera a oportunidade de ocupação para os reeducandos que mostram afinidade com a agricultura. Aqueles que têm a intenção de trabalhar ganham assim remissão de suas penas e aperfeiçoam o trabalho digno”, relatou Charles Martins.