Foi realizado na noite dessa quinta-feira (3), na Praça de Cultura José Nunes de Sá (Zezé de Sá), o 1º Festival Canto dos Vales, com desafio de cantadores em homenagem ao poeta Odilon Nunes de Sá. Em uma de muita noite de cultura, várias pessoas prestigiaram o evento.
O coordenador e locutor do evento, Jomaci Dantas Nóbrega fez homenagem ao poeta Odilon, falando da sua convivência com o santerezinhense e também fez poesias para o saudoso poeta.
O prefeito Arimatéia Camboim (Republicanos), filho de Odilon, saudou a todos dizendo que o espaço é da população para divulgar a cultura e homenageou o seu tio Zezé Nunes, uma pessoa entusiasta da cultura.
A mesa julgadora foi composta por padre Brás (presidente) e pelos jurados: Felipe Nery, Isaias Camboim, poeta Luan Nicácio, Moisés Camboim e Beto Lilioso. Eles foram os responsáveis por observar as métricas, rimas e orações.
A primeira apresentação ocorreu com os artistas: Nelson e Bonedes Eduardo. A competição aconteceu com as apresentações de: Felipe Pereira e Raulino Silva; Jairo Silva e Jeferson Silva; Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano; Sebastião Dias e Jonas Bezerra; Arnaldo Pessoa e Diomedes Mariano; Erivaldo Ferreira e Afonso Pequeno.
O secretário municipal de Cultura, Messias avaliou o evento.
Moisés Camboim, poeta, um dos coordenadores do evento e filho de Odilon, falou da alegria de estar em uma festa dedicada ao seu pai.
Um dos grandes nomes da cantoria de viola, o poeta Ivanildo Vila Nova comentou sobre a importância destes festivais. Outro grande poeta, Sebastião Dias enfatizou a alegria de cantar na terra de Odilon Nunes de Sá. Uma das revelações da cantoria, o poeta Jonas Bezerra, cantou ao lado de Sebastião Dias e falou sobre a grande festa da cultura nordestina.
Felipe Pereira foi escolhido pela plateia como o melhor poeta da noite.
A classificação do festival ficou assim:
-
1º lugar: Afonso Pequeno e Erivaldo Ferreira;
-
2º lugar: Sebastião Dias e Jonas Bezerra;
-
3º lugar: Jairo Silva e Jeferson Silva;
-
4º lugar: Felipe Pereira e Raulino Silva;
-
5º lugar: Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano;
-
6º lugar: Arnaldo Pessoa e Diomedes Mariano;
Filho do poeta Odilon Nunes de Sá, o prefeito Arimateia Camboim, avaliou o evento.
Assista a Reportagem: