Com o intuito de impulsionar a economia para os empreendedores da região do sertão paraibano, sobretudo os pequenos negócios voltados ao turismo, o Sebrae/PB tem atuado fortemente, promovendo feiras de agronegócio, eventos de liderança empresarial, atividades envolvendo inovação e tecnologia e também ações direcionadas ao fortalecimento do turismo. Agora, esse setor, em especial, ganhou a ‘Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões’.
A proposta do Sebrae/PB é divulgar esse destino junto aos agentes de viagens, direcionando as visitas dos turistas para conhecer as atrações nos municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. “A Rota dos Festejos Juninos é um nicho criativo de mercado, que tem a identidade dos talentos culturais em rede, ao expressarem sua criatividade, transformando a temática de uma festa junina em um roteiro turístico, que pode ser vivenciado o ano inteiro”, explicou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim.
Nos municípios que integram a Rota dos Festejos Juninos, os visitantes vão desfrutar de atrativos relacionados ao período, como apresentações de quadrilhas, trios de forró pé-de-serra, comidas típicas nos restaurantes participantes, além de passeios por trilhas e espaços que compreendem centros históricos das cidades. “É um produto turístico que compreende a soma de vários segmentos criativos: a dança, a música e a gastronomia, o artesanato, a moda junina, a literatura de cordel, a produção teatral, a fotografia e o audiovisual. Uma verdadeira rede de colaboração, que contribui efetivamente, para o desenvolvimento territorial sustentável”, destacou Regina Amorim.
Ela ainda frisou que, para os empreendedores, o lançamento dessa rota com a temática junina é um grande diferencial competitivo para eles no mercado. Além da Rota dos Festejos Juninos, o Roteiro Vale dos Sertões inclui ainda a rota gastronômica, rota do cicloturismo e trilha de longo curso.