Noventa e nove municípios da Paraíba estão em risco potencial de registrar ventos fortes até as 23h59 desta terça-feira (4), segundo o Centro Visual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Confirmando o alerta, ventos fortes foram registrados nas últimas horas na cidade de Belém e Lucena, localizadas a 123 km e 40 km, respectivamente, da Capital. Com a ventania, o portal de entrada de Belém, inaugurado dia 8 de dezembro de 2016, durante as comemorações da padroeira da cidade, desabou nesta manhã. Já em Lucena, o teto do Ginásio da Escola Américo Falcão desmoronou. Comente no fim da matéria.
Ouvintes de uma rádio em Belém relataram que duas árvores caíram com a força dos ventos, e outros se mostraram indignados com a queda do portal, cobrando uma posição da empresa responsável pela execução da obra.
O alerta do Alert-AS serve para as regiões do Litoral, Mata paraibana, Cariri, Brejo, Agreste e Seridó. Em cidades do Agreste, como Campina Grande e Bananeiras, os ventos podem chegar a 25 km/h. Em Junco do Seridó, a previsão é de a velocidade dos ventos chegue a 36 km/h. Já na Capital, pode ser registrado vento com 18 km/h. Esses valores são previstos pelo site Climatempo.
A orientação do centro é de que as pessoas tenham cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos. É aconselhável que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas de suas cidades. Para mais informações, o Alert-AS recomenda que a Defesa Civil ou a Marinha do Brasil sejam procuradas.
Mais riscos
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o alto volume de chuvas ocorridas nos últimos dias contribui para que o Litoral paraibano fique na área de risco geo-hidrológico.
O Portal Correio entrou em contato com a Agência Executiva de Águas da Paraíba (Aesa) para obter informações sobre as áreas mais afetadas pelas ventanias no interior do estado, mas o meteorologista Alexandre Magno alegou que não houve nenhuma notificação grave.
PortalCorreio