Ataque de abelhas deixa homem ferido e cachorro morto, em São José do Bonfim

Na tarde desta terça-feira (20), por volta das 15h, um ataque de abelhas mobilizou equipes de resgate no Sítio Tubarão, localizado no município de São José do Bonfim, sertão paraibano. A guarnição ABS-17, do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), foi acionada após moradores do local relatarem um ataque massivo de abelhas que deixou um homem ferido e causou a morte de um cachorro.

Ao Patosonline.com, o comandante do 4º BBM, Tenente-Coronel Danilo Galvão, informou que o fato começou quando a proprietária de um terreno ouviu o choro desesperado de seu cachorro, que estava amarrado no quintal. Ao tentar verificar o que estava acontecendo, ela percebeu que o animal estava sendo atacado por um enxame de abelhas. Um senhor, identificado como Francisco de Lima Leite, de 55 anos, morador do sítio e deficiente auditivo, foi também atacado pelas abelhas ao sair do quarto, sem perceber a causa do tumulto.

De acordo com informações, Francisco reside em um cômodo no final do terreno e, por ser deficiente auditivo, não percebeu o perigo até ser atacado pelas abelhas. Ele foi resgatado por vizinhos, que conseguiram afastá-lo do local e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Francisco foi levado ao hospital, onde deu entrada consciente e está sob cuidados médicos.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Regional de Patos, e fomos informados de que o paciente passa bem e poderá receber alta ainda hoje (20). De acordo com a unidade, Francisco deu entrada com quadro de choque anafilático, que é uma reação alérgica grave, mas que foi rapidamente revertido.

Ele foi medicado com um antialérgico e está fazendo hidratação, encontrando-se consciente e orientado, apenas em observação.

A colmeia, que estava localizada no topo de uma mangueira, foi exterminada pelas equipes de resgate, mas muitas abelhas continuaram a sobrevoar a área. TC Danilo Galvão informou que a guarnição retornará ao local durante a noite para eliminar os resquícios das abelhas e garantir a segurança dos moradores.

Patos Online