O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro, afirmou nesta sexta-feira (10) que todas as pontes sob responsabilidade do órgão no estado estão em condições seguras e não correm risco de desabamento. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, transmitido pela Rádio Arapuan FM.
Segundo Monteiro, a conclusão foi baseada em vistorias e inspeções realizadas nas estruturas localizadas ao longo dos 1.650 quilômetros de rodovias federais gerenciados pelo Dnit na Paraíba. “Para fazer essa afirmação, precisei consultar todos os nossos técnicos, agindo não apenas como superintendente, mas como cidadão responsável”, ressaltou.
Apesar de destacar a segurança das pontes, Monteiro revelou que o estado possui cerca de 12 estruturas em condições consideradas críticas. No entanto, ele garantiu que nenhuma delas apresenta riscos de colapso, reforçando que o monitoramento contínuo e a manutenção são prioridades do órgão para evitar problemas futuros como a tragédia que ocorreu na ponte que liga Maranhão ao Tocantins no final do passado, que desabou.
Ponte que ligava Maranhão e Tocantins
No dia 22 de dezembro de 2024, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou, causando uma tragédia com 14 mortes confirmadas e três desaparecidos. O vão central da estrutura cedeu, derrubando 17 veículos, incluindo caminhões com cargas químicas. A Marinha liderou operações de busca, mas as ações podem ser encerradas sem novas informações.
Construída na década de 1960, a ponte já apresentava condições precárias. Investigações foram iniciadas pela Polícia Federal e DNIT, que também contratou um consórcio para reconstruí-la até dezembro de 2025. Apesar do impacto ambiental, os caminhões com 76 toneladas de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas não sofreram vazamentos.