Em entrevista ontem (13), à imprensa pessoense, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) analisou a sobre uma possível fusão entre os partidos Progressistas (PP), Republicanos e União Brasil. Para o progressista o projeto em análise é a formação de uma federação entre as legendas, mas reconheceu que este seria o primeiro passo para uma eventual fusão. Ele ressaltou que o cenário político atual favorece a construção de alianças estratégicas entre partidos.
“No primeiro momento, é federação. Embora você tenha razão naquilo que acredita. Porque a federação ela é um passo para uma fusão. Até pela conjuntura política que está sendo construída, até pela legislação eleitoral que temos hoje”, disse Aguinaldo.
Se a federação for confirmada, a decisão terá impacto na sucessão política na Paraíba, onde os três partidos trilham caminhos diferentes. O PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o Republicanos do deputado federal Hugo Motta, aliados do governador João Azevêdo (PSB), sinalizam de que estarão no campo político liderado pelo socialista em 2026. Já do outro lado, o União Brasil do senador Efraim Filho lidera o bloco das oposições.