Criminosos estariam se passando por técnicos do INSS para aplicar golpes em casas utilizando a justificativa de fazer uma suposta prova de vida. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta quinta-feira (27), o gerente da unidade Tambaú do INSS, Washington Martins, busca alertar para o golpe e ressalta que a autarquia não envia técnicos para as residências.
“Não há necessidade de a pessoa fazer prova de vida na agência. O INSS não manda ninguém para a casa das pessoas”, declarou o gerente Washington Martins como acompanhou o ClickPB. Ele explicou ainda que toda prova de vida atualmente “é feita através de cruzamento de banco de dados”.
Como apurou o ClickPB, os criminosos usam crachás falsos e se identificam como técnicos do INSS. Eles se identificam e dizem que vão realizar a prova de vida nas residências. Os golpistas coletam dados pessoais e os utilizam de forma indevida posteriormente. O INSS ressalta que não envia nenhum técnico para visitar residências.
“Hoje em dia a prova de vida do INSS é feita através do aplicativo, que a pessoa pode baixar, através do cruzamento de dados, no banco, por exemplo. Se a pessoa faz algum atendimento presencial em agência do INSS, também vale como prova de vida. Quando a pessoa falece, o próprio cartório já envia a certidão para o banco de dados”, destacou.
Ainda segundo informou o gerente do INSS, qualquer dúvida pode ser esclarecida através do número de telefone 135 ou em alguma das agências do INSS.