A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha (PB), promoveu nessa segunda-feira (14), uma audiência pública sobre o Orçamento Democrático Municipal (ODM) e discutir as propostas para a elaboração do Plano Plurinanual (PPA 2026 /2029), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2026). As pessoas responderam a um questionário sobre as propostas.
Estiveram presentes: o prefeito Arimateia Camboim; vereadores; secretários municipais; e parte da população.
A palestrante Janusa Sotero falou sobre a importância de incluir a Primeira Infância dentro das propostas do Orçamento Democrático Municipal e destacou a presença do prefeito na audiência pública que escutou os pedidos da população.
“A Primeira Infância ela está em todos os setores, ela está em todos os segmentos, ela vem da creche, da pré-escola, ela vem do pré-natal para cuidar das crianças de 0 a 1 ano que estão morrendo, ela vem da assistência social quando acolhe as famílias que estão em vulnerabilidade. Nós tratamos da Primeira Infância e vai seguir uma criança prospera e um desenvolvimento municipal. A reunião foi muito positiva, uma audiência pública em que o gestor está presente, para aceitar as propostas ou para dizer o porquê que não pode fazer é muito valiosa. O gestor presente escutando a população vai dar as respostas das indagações que os munícipes fazem e propõem. É um Orçamento Democrático rico porque tem a presença da população”, enfatizou.
O prefeito Arimatéia Camboim falou sobre este momento democrático que dá vez a população, um debate cheio de cidadania. O gestor comentou sobre algumas obras e ações que estão em andamento no município e falou sobre alguns pleitos que está tentando conseguir para Santa Terezinha.
“Eu me sinto útil neste momento com a minha presença e ouvindo também as propostas, as possibilidades para trabalhar mais para o meu município. Este dia foi para organizamos a LOA, a LDO, o PPA, para os quatro anos de gestão, a população também presente e querendo que a gente faça o máximo que pudermos, é natural e também é uma pretensão minha de correr atrás de convênios, por exemplo, estamos correndo atrás de uma coberta para a garagem da Diretoria de Transportes e a construção da sede do SAMU, este órgão que foi um grande beneficio na área de saúde que eu trouxe para a minha cidade. Estamos correndo atrás de convênios com os nossos deputados, senador e governador tentando trazer para o povo o máximo de benefícios possíveis. Estamos concluindo praças, a obra do novo cemitério já que o cemitério atual está quase sem vagas, parece algo simples, mas existem cidades que estão tentando convênios de cemitérios e não estão conseguindo. Conseguimos uma ambulância nova que chegará nos próximos dias, estamos tentando conseguir uma nova van. A assistência a população na saúde é enorme, hoje mesmo saíram quatro transportes com pacientes que foram para tratamentos fora do estado, portanto, a audiência pública foi bastante importante”, destacou.
O secretário de Administração e Planejamento, Joselito Macedo, comentou sobre a audiência pública.
“A audiência pública foi muito proveitosa e muito debatida, ouvindo a opinião das pessoas, muitas propostas boas para o município, pedimos a Deus que elas sejam colocadas no orçamento e no plano plurianual para os próximos quatro anos. É uma pena que a participação da população ainda é pequena, mas foi bastante positiva”, disse.
Aline Rodrigues, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), falou sobre a importância da audiência pública.
“Como coordenadora do CRAS, sou servidora há mais de dez anos na Assistência Social e minhas propostas devem ser voltadas para onde conheço a realidade que seria a Secretaria de Assistência Social e o CRAS. O CRAS é a porta de entrada para todos os atendimentos. Essa audiência pública tem uma importância muito grande para o nosso município, seria importante que todas as secretarias se conscientizassem de participar e trazer propostas, cada vez mais que a população participar vamos conseguir trazer mais benefícios para o município”, comentou.
As pessoas ainda podem colocar suas propostas acessando o site da Prefeitura Municipal (https://santaterezinha.pb.gov.br/) e clicando no banner do Orçamento Democrático Municipal e seguir o passo a passo.


Ascom