Após surgir em residências, inseto semelhante ao Barbeiro é identificado pela Vigilância Ambiental de Patos

Foi identificado o tipo de inseto, similar ao barbeiro, que deixou em alerta moradores do Conjunto Itatiunga, localizado na Zona Oeste da cidade de Patos.

Preocupados com o aparecimento de insetos similares ao barbeiro, que transmite a Doença de Chagas, os moradores solicitaram ajuda profissional para explicar a infestação no bairro.

Trata-se do percevejo do gênero Spartocera, que não representa perigo. A confirmação veio do coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, que esteve in loco na referida localidade para constatar a presença do inseto, e ainda realizar um trabalho educativo com a população.

Em comunicado técnico, De Medeiros garante que os insetos são inofensivos, mas chegam a intimidar em razão do aparelho de alimentação curto, pois são facilmente confundidos com criaturas que se alimentam de sangue.

“Contudo, se alimentam da seiva das plantas, ou seja, eles não transmitem nenhuma doença e nem buscam contato com sangue. Ele pica apenas como mecanismo de defesa”, explicou.

Ele ressaltou que está ocorrendo uma infestação sazonal, devido ao período chuvoso, solo úmido, dentre outros fatores. Mas afirma que logo que houver estiagem, esses insetos vão sumir naturalmente.

Qualquer dúvida, as pessoas podem ligar para o número (83) 98887-7476.

DE MEDEIROS – COORD DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL (SURTO DE BESOUROS)

Coordecom