O novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Farias, tomou posse para o cargo na noite desta sexta-feira (28). Na solenidade, o reitor foi entrevistado pelo Programa Hora H e Portal MaisPB e destacou os desafios e as principais propostas da gestão para esse novo ciclo.
“O sentimento é de muita alegria, de comunhão com a comunidade acadêmica que nos escolhe para decidir os destinos da universidade. A gente vem de uma resistência, a resistência contra as intervenções nas universidades federais, nosso nome é indicado e eu e a professora Sandra Leal somos aceitos por nossa comunidade. Não tem como não ser um dia para o pessoal celebrar conosco esse início de mandato”, disse o reitor.
Farias fez questão de ressaltar a importância da autonomia universitária e do combate às intervenções externas, afirmando que “a intervenção nunca mais, a intervenção não é boa para as universidades, a gente não precisa disso, a gente precisa pensar no nosso futuro como instituição, para que a gente possa acolher nossos estudantes e fazer aquilo que nossa missão tem de seguro e importante, que é produzir conhecimento de vanguarda e melhorar a vida das pessoas.”
A cerimônia, que teve início às 17h, ocorreu no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede, em uma reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário. Durante o evento, também foi empossada a professora Fernanda Leal como vice-reitora da instituição.
Farias ainda anunciou que um dos principais objetivos de sua gestão será fortalecer as parcerias e ampliar a capacidade de interlocução da UFCG com outras instituições.
“Um dos nossos principais objetivos é justamente ampliar nossas parcerias e nossa capacidade de interlocução. Ela precisa ser ampliada e fortalecida. A gente precisa trabalhar com a FIEP, com os ministérios, a gente precisa trabalhar melhor com nossas universidades irmãs, estreitar isso no ensino, na pesquisa e na extensão”, concluiu.
Camilo Farias foi eleito, juntamente com Fernanda Leal, com 61,32% dos votos válidos no segundo turno da consulta democrática à comunidade acadêmica da UFCG, realizada em dezembro de 2024. O Decreto Presidencial que oficializou sua nomeação foi publicado em Edição Extra do Diário Oficial da União no dia 14 de fevereiro deste ano.
Entre os desafios mais urgentes para a nova gestão, o reitor destacou a evasão estudantil e a baixa entrada de novos alunos, além da infraestrutura da universidade, que, segundo ele, precisa de investimentos urgentes.
“Precisamos trabalhar e combater a evasão estudantil, precisamos resolver o problema da baixa entrada, questão da infraestrutura. Fomos a Brasília, conversamos com deputados, senadores, ministérios, buscando recursos para termos uma manutenção predial adequada. A questão da infraestrutura é algo que a gente coloca como prioridade e encontramos a universidade com muitos processos, com uma estrutura muito burocrática. A gente tem que trabalhar no sentido de deixar a universidade mais eficiente para que a gente possa atender as demandas da comunidade acadêmica e da sociedade”, afirmou.
O reitor
Doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, do Japão, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Civil, ambos pela UFCG, o professor Camilo Farias atua na graduação e na pós-graduação, com foco na área de recursos hídricos e saneamento.
Já foi vice-reitor e secretário de Planejamento e Orçamento, de 2017 a 2021, sendo reeleito e não nomeado, com o então reitor Vicemário Simões, para o mandato 2021-2025.
Também já foi coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal, e vice-coordenador do ProfÁgua – Polo UFCG.
A vice-reitora
A professora Fernanda Leal é doutora em Ciências Sociais pela UFCG, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UEPB. Atua na graduação e na pós-graduação na área de Educação.
Foi duas vezes diretora do Centro de Humanidades (CH), vice-diretora, coordenadora administrativa da UAEd, vice-coordenadora do curso de Especialização em Educação Básica e coordenadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Foi também coordenadora pedagógica do curso de extensão Unicampo, uma ação que contribuiu para a instalação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé.