Com presenças de Bolsonaro e Milei, Brasil recebe fórum conservador

Neste fim de semana, a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, recebe a quinta edição da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), versão brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum conservador dos Estados Unidos.

A iniciativa entre este sábado (7) e o domingo (8) é o motivo da primeira visita do presidente da Argentina, Javier Milei, ao Brasil. Milei desistiu de participar da Cúpula do Mercosul, realizada em Assunção (Paraguai) na próxima segunda-feira (8), onde poderia encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela primeira vez. Mas é presença confirmada no evento em Santa Catarina.

A relação de Lula com Milei é repleta de atritos e troca de farpas.

O CPAC Brasil é realizado por inciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e permite a participação apenas de “membros do Instituto Conservador-Liberal”. As inscrições terminaram em 31 de março, mas é possível pagar para acompanhar a transmissão virtual do evento.

De acordo com a organização, estão confirmados, entre palestrantes, alguns políticos conhecidos, como:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil;

  • Javier Milei, presidente da Argentina;

  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal;

  • Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal;

  • Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina;

  • Guilherme Derrite (PL-SP), ex-secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo;

  • Julia Zanatta, deputada federal (PL-SC);

  • Caroline de Toni, deputada federal (PL-SC).

Histórico

O primeiro CPAC no Brasil foi realizado em outubro de 2019, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP). Dois anos depois, uma segunda edição foi realizada em Brasília. As outras duas edições ocorreram em 2022, em Campinas (SP) e em 2023, em Belo Horizonte (MG).

O evento é realizado pelo Instituto Conservador Liberal, instituição que existe “para contribuir com o estabelecimento de um Brasil firmemente apoiado nos valores da sua fundação e manifestados ao longo do nosso desenvolvimento”.

“Por isso, lutamos pelo combate de toda e qualquer ideologia e pela promoção dos valores conservadores e liberais”, diz o texto de apresentação, apresentado no site oficial da entidade.

Paraiba.com.br