Começa nesta quinta (16) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Depois dos idosos e profissionais de saúde, agora é a vez de serem imunizados os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, na segunda-feira (13), à distribuição do primeiro lote de vacinas para esta segunda fase. “Até o momento, 108 mil doses já foram repassadas para as Gerências Regionais de Saúde para esta segunda fase da Campanha. Cada município deverá ter estratégias para que os grupos prioritários tenham acesso à vacinação e evitar aglomeração”, informou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.
A meta da vacinação contra a gripe é imunizar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Na primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe a Paraíba vacinou 483.329 pessoas. Até então, o Estado atingiu 88,70% dos idosos e 83,19% dos trabalhadores de saúde.
O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.
João Pessoa
Na Capital, será a mesma estratégia da primeira fase da campanha, de oferecer a vacina em 68 ginásios e três pontos de ‘drive thru’, além de um ponto extra criado exclusivamente para esta fase, na Gauchinha. O atendimento nos ginásios será de 12h às 16h. No ‘drive thru’, que acontece no Parque da Bica e nos estacionamentos dos Shoppings Manaíra e Mangabeira, a vacinação acontece de 8h às 16h.
A campanha vai atender o público de profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
As pessoas que fazem parte do grupo que trabalha na área da saúde, também pode se vacinar no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre).
Para se vacinar, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, devem apresentar o contra-cheque da empresa em que trabalham, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. Os profissionais da segurança e salvamento também devem comprovar o vínculo para serem imunizados. Os funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, já possuem estratégia de vacinação nos locais de referência para estes públicos.
No caso das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para ter direito à vacina, elas devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, ou outro documento que comprove a doença crônica que o usuário possui.
Campina Grande
A vacinação dos doentes crônicos será realizada, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendendo àquelas pessoas que já são acompanhadas pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. “Essas equipes já têm o conhecimento e o controle dos doentes crônicos porque são esses profissionais que acompanham diariamente esses pacientes nos bairros”, explicou a Diretora de Atenção Saúde, Edna Guedes.
A Coordenação de Imunização está montando um cronograma de vacinação para os outros grupos. Os agentes das forças de segurança são os policiais militares e civis, os agentes penitenciários, os bombeiros militares, policiais federais e patrulheiros rodoviários federais, além dos guardas civis municipais.
Também vão ser contemplados os motoristas do transporte coletivo municipal e os caminhoneiros que estão trabalhando. Os professores, que inicialmente estavam incluídos nessa fase da campanha, foram retirados pelo Ministério da Saúde porque a grande maioria deles está sem atividade de sala já que as aulas foram suspensas.
Patos
Segundo a Prefeitura de Patos, as vacinas estarão disponíveis unicamente nas unidades básicas de Saúde (UBS), distribuídas em toda a cidade. Vale frisar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico da Covid-19.
Para esta segunda etapa, o município recebeu, na quarta-feira (15), da 6ª Gerência de Saúde de Patos, o primeiro lote com 1.920 doses. A secretária de Saúde do município, Francisca Lavor Furtado, informou que o percentual de pessoas idosas que ainda resta da primeira fase, será imunizado a partir de amanhã, juntamente com os demais públicos.
Para ter acesso à vacina, os motoristas devem apresentar documento da empresa contratante, e pessoas com doenças crônicas devem comprovar com o laudo médico.
PortalCorreio