O município de Coremas (PB) vai ganhar a maior geradora de energia solar das Américas, no chamado Complexo Solar Coremas, com a construção de 10 usinas solares e investimentos na ordem de R$ 1.360 bilhão, através de investimentos privados do grupo empresarial Rialto. Três das 10 usinas já foram instaladas, gerando empregos, renda e desenvolvimento para o município.
A prefeita Francisca das Chagas Andrade – Chaguinha de Edilson – explicou que a opção de Coremas para a instalação do Complexos Solar se deu em função de diversos fatores favoráveis, como; o alto nível de irradiação solar, a existência de uma usina hidroelétrica no município, terras em valores abaixo de outros mercados, o que possibilitou, por parte dos empresários paulistas, a compra de cerca de 500 hectares de terras locais, cujos proprietários não tinham a menor esperança de comercialização.
A prefeita Chaguinha afirma que a construção do Complexo Solar de Coremas se traduz num dos maiores investimentos da inciativa privada do nordeste, no momento, que vai colocar o município em destaque nacional, brevemente, na produção de energia solar, além de criar empregos, impostos e desenvolvimento.
Segundo a prefeita, atualmente, mais de 350 pessoas estão trabalhando nas obras de instalação das usinas, número que deve aumentar mais ainda, uma vez que faltam mais sete unidades a serem instaladas. “Coremas está feliz com esses investimentos e a nossa gestão tem feito gestão para que outros projetos da iniciativa privada cheguem, para se somarem às obras que estão sendo realizadas com recursos do município, Estado e do governo federal , fazendo com que a nossa cidade possa crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirmou Chaguinha de Edilson.
ParaíbaNotícia