A ideia inicial dos criadores da tilápia, Marco Aurélio Pereira Valões e Sérgio Alessandro Gomes Galvão, foi criar para vender diretamente para a mesa do consumidor. No entanto, com o entusiasmo no negócio, os sócios já pensam em ampliar o criatório, que vem dando certo. A ideia inicial foi criar 3 mil peixes, mas como o negócio vem dando certo, os criadores já pensam em fazer novos tanques, para que o peixe esteja sempre no ponto de ser vendido e nunca falte para os clientes. A piscicultura fica no sítio Posse, zona rural de Conceição, no Vale do Piancó.
De acordo com os produtores da tilápia, o ideal para se começar a vender é quando o peixe atinge o peso de 700g. A partir dessa idade, o peixe fica carnudo e não apresenta excesso de gordura.
A capacidade de cada tanque é de 1.200 peixes, mas os criadores resolveram colocar somente mil peixes em cada tanque.
Depois que peixe atinge o peso ideal para ser vendido, os criadores avisam aos clientes, que vêm até os tanques, escolhem os peixes que querem levar, pesam e efetuam a compra. O peixe é vendido em média por 12 reais o quilograma.
Os peixes são alimentados 100 % na base de ração. Conforme explicaram os criados, a água do reservatório é reaproveitada para aguamento de plantas que existem no entorno do reservatório.
Tudo é feito na técnica certa, de forma que nem sobra nem falta ração para os peixes
Toda água dos tanques é reaproveitada e depois de todo processo de filtrassem, a água retorna para os tanques.
A Tilápia é um peixe de escamas, com corpo um pouco alto e comprimido. Possui coloração verde-oliva prateada, com sobras verticais negras. A cor da nadadeira dorsal também é verde-oliva, com uma linha vermelha e branca até cinza-escuro com pontos oblíquos. Já a nadadeira caudal é pontuada na porção dorsal, vermelha ou amarela na porção ventral. Pode atingir 45 cm de comprimento e 2,5 kg de peso.
Vale do Piancó Notícias