A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) deve transferir alguns detentos do Presídio Manoel Gomes da Silva, em Catolé do Rocha, para outras unidades prisionais. A Casa de Detenção, localizada do Sertão, foi palco de uma rebelião dos presidiários na manhã desta segunda-feira (20).
Durante a tarde, o Presídio recebeu a visita da juíza da comarca de Catolé do Rocha, Juliana Acioli, do vice-presidente da OAB-PB, de Catolé do Rocha, Diego Martins Diniz, e de representantes do Conselho da Comunidade e da Pastoral Carcerária que foram verificar as condições da unidade prisional.
Após a realização de uma recontagem dos internos, foi confirmado que não houve fugas. Também não foram registradas vítimas graves, apenas danos materiais causados pelos próprios detentos. Ao todo, foram cerca de dez celas danificadas pelos detentos que ataram fogo em algumas delas.
A SEAP-PB solicitou à Polícia Civil a instauração de um inquérito policial para apurar a responsabilidade dos presos envolvidos na situação. Além disso, será realizada uma sindicância para identificar a participação de cada detento no evento criminoso.
Para conter a movimentação dos presos, foi mobilizado uma grande efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal.