A comunidade católica da Diocese de Patos esteve em festa nessa quarta-feira (21), com a ordenação do diácono Dartagman Noberto Pereira, ocorrida na Paróquia de Santa Teresinha, no município de Santa Terezinha (PB). O cortejo saiu da Câmara Municipal até a igreja matriz onde as pessoas aguardavam para o início da celebração eucarística.
Além dos sacerdotes, diáconos e seminaristas da Diocese de Patos, também estiveram presentes padres da Diocese de Cajazeiras e da Arquidiocese de Londrina (PR).
Dom Eraldo Bispo da Silva, pastor diocesano de Patos, saudou a todos. Durante a homilia destacou que uma ordenação é um incentivo ao chamado de Deus para outros jovens. Nesse dia a Igreja comemora A Apresentação de Nossa Senhora ao Templo e o bispo relatou ser um privilegio ter a confirmação de um padre nessa data. Relatou a vocação como um chamado para a vida comunitária, um chamado para a Igreja, com bastante responsabilidade. O líder religioso disse que o processo de formação do padre é longo porque é necessário que a casa esteja bem preparada.
Após a homilia iniciou-se o rito de ordenação. O diácono Dartagman Noberto Pereira prometeu desempenhar a função de padre, respeitando e obedecendo aos seus superiores, na sequencia, foi cantada a ladainha de Todos os Santos. Dom Eraldo impôs as mãos sobre o diácono invocando o Espírito Santo e rezou a oração consecratória. O padre Ronaldo Marques vestiu o recém ordenado. O bispo ungiu suas mãos com óleo da Crisma e apresentou o cálice a patena que ele usará nas missas.
Ordenado sacerdote, o padre Dartagman Noberto Pereira, fez os seus agradecimentos. O Padre Rodrigo Fernandes leu a ata e o leigo Roger entregou a benção apostólica enviada pelo Papa Francisco.
Foi servido um jantar no ginásio de esportes com a animação de música ao vivo.
O padre Marcelo Cruz, pároco da Paróquia do Cristo Redentor em Londrina (PR), falou da convivência com o novo padre no seminário propedêutico, em Londrina, ouça:
O padre Daniel Leite, ordenado sacerdote há quinze dias, estudou com o padre Dartagman e também comentou da convivência com ele, ouça:
Em contato com a nossa reportagem, o padre Erivaldo Alves relatou sobre amizade e a caminhada do novo padre, ouça:
Dom Eraldo falou sobre a ordenação, ouça:
O pároco da Paróquia de Santa Teresinha, padre Sebastião Nóbrega, agradeceu a todas as pessoas que uniram-se neste trabalho voluntário e falou da alegria de ter trabalhado na paróquia. O padre foi transferido para o município de Juru. Ouça:
A prefeita Terezinha de Zé Afonso, parabenizou o novo padre, ouça:
A reportagem conversou com o terceiro padre natural de Santa Terezinha, ouça:
Veja a cobertura fotográfica
Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com