O diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, alertou neste sábado (08), para a possibilidade de uma terceira onda de covid-19 no Estado. Ele destacou que baseado na compreensão de outras infecções e epidemias, acredita-se que a terceira onda possa acontecer a partir da segunda quinzena de junho.
“Verificamos que a transmissibilidade e número de internados e mortes se comportam como ondas, tivemos a primeira, alguns epidemiologistas afirmam que estamos no declínio da segunda onda, que não saimos dela completamente, mas é fácil já fazer a previsão de uma terceira onda. É a história natural das doenças, o comportamento delas, para quem faz esse tipo de previsão com data, acredita-se que a partir da segunda quinzena de junho teremos o início da terceira onda”, contou.
De acordo com Souza, essa onda será adiantada ou atrasada a depender do comportamento social de todos. “Se vamos ou não manter o uso de máscaras, não ter aglomeração, distanciamento e lavagem de mãos, além da questão da vacina, se vamos ter para além dos grupos já vacinados e se vão chegar a tempo de dar uma proteção maior para toda a sociedade. Vacina sim, é o método eficiente para diminuir a transmissibilidade”, concluiu.
Marília Domingues – paraiba.com.br