Estudo apresenta panorama detalhado sobre o consumo de áudio e rádio no Brasil

A Kantar IBOPE Media lançou no dia 9 de outubro o Inside Áudio 2024, estudo que apresenta um panorama detalhado sobre o consumo de áudio e rádio no Brasil. De acordo com o levantamento, o rádio continua sendo um meio predominante, alcançando 79% da população nas 13 principais regiões analisadas, com os ouvintes dedicando, em média, 3 horas e 55 minutos por dia ao meio. Entre as cidades, a Grande Belo Horizonte lidera o alcance com 86,5% da população ouvindo rádio, seguida por Curitiba (83,7%) e Fortaleza (83,2%).

O estudo também destacou o crescente consumo de áudio digital. A audiência do rádio via plataformas digitais tem um comportamento semelhante ao tradicional, mas com picos de audiência mais cedo. O maior volume de consumo digital ocorre às 08h00, enquanto no rádio via dial, o pico é às 10h00. O consumo digital se mantém estável até as 14h00, quando começa a desacelerar, reforçando a presença do áudio na rotina das pessoas, seja no formato tradicional ou digital. Além disso, o horário de maior audiência do rádio tradicional ocorre entre 08h30 e 11h00, e outro pico surge no período da tarde, entre 13h30 e 17h00.

O Inside Áudio 2024 confirma o impacto do rádio na vida cotidiana dos brasileiros, seja por meio de transmissões ao vivo ou plataformas digitais, demonstrando que o áudio é um formato imersivo e integrado ao dia a dia da população.

Paraiba.com.br com Assessoria