EUA vão aumentar sanções à Rússia se Putin não chegar a acordo para fim da guerra, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (22) que pretende aplicar mais sanções à Rússia caso o presidente russo, Vladimir Putin, não acabe logo a guerra na Ucrânia.

Em postagem em sua rede social, Trump chamou a guerra da Ucrânia de “ridícula” e disse que, apesar de ter “boa relação” com Putin e de que não pretende “ferir” a Rússia, elevará impostos e tarifas e sancionará Moscou.

“Resolvam isso agora! Ou as coisas ficarão piores. Se não tivermos um acordo, e em breve, eu não tenho outro caminho a não ser aumentar o nível de impostos, tarifas e sanções de qualquer coisa que esteja sendo vendida pela Rússia aos Estados Unidos”.

Desde sua campanha eleitoral, Trump, que em seu discurso de posse se definiu como “um pacificador”, vem prometendo acabar com a guerra na Ucrânia. Nesta quarta, ele voltou a dizer também que o conflito “nunca teria começado se eu fosse presidente”.

Atualmente, as negociações por um cessar-fogo ou pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia estão paralisadas.

O presidente russo não havia se manifestado sobre a declaração de Trump até a última atualização desta reportagem. Na segunda-feira, Putin parabenizou o líder norte-americano após a cerimônia de posse.

G1