Filho de agricultor e de escola pública, paraibano é aprovado no ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou a lista final dos aprovados no vestibular 2025. Entre os classificados está o paraibano Vinícius Ferreira Fernandes, que foi o único do estado que ficou entre os 180 selecionados da prova que, em sua primeira fase, contou com 9.781 inscritos, dos quais 775 passaram para etapa final. A divulgação oficial foi acompanhada por Vinícius que foi notificado por telefone antes da publicação oficial da lista.

Vinícius tem 21 anos, é natural de Aparecida, no Sertão da Paraíba, e é filho do agricultor José Nildo Ferreira e da Agente Comunitária de Saúde Ananales Fernandes Dutra Ferreira. Ele foi aluno das escolas da cidade de Sousa, passando pelo Instituto Educacional Paulo Freire, Escola Normal José Gadelha e Escola Mestre Júlio Sarmento. Desde cedo, alimentou o sonho de ingressar no ITA e, em 2021, conquistou uma bolsa no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, um dos mais renomados do país, para se preparar para o vestibular.

Durante sua preparação, Vinícius obteve bons resultados em outras seleções, incluindo três boas pontuações no ENEM, o que lhe garantiria uma vaga no curso de Medicina. Além disso, ele foi aprovado em várias instituições militares, como no EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), EN (Escola Naval), EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e o IME (Instituto Militar de Engenharia). No entanto, o ITA sempre foi seu grande objetivo, e sua determinação foi a chave para conquistar esse sonho.

A busca por estabilidade financeira e o desejo de proporcionar uma vida melhor para seus pais foram as principais motivações de Vinícius. Ele revelou que a rotina de estudos era intensa, acordando cedo e dedicando longas horas aos simulados, especialmente para vestibulares militares. A dificuldade de ingressar no ITA foi vista por ele como um desafio que o motivava ainda mais a persistir.

Vinícius iniciará suas atividades no ITA em 12 de janeiro, em São José dos Campos. O curso de Engenharia, com duração de cinco anos, oferece oito especialidades, incluindo Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Energia. Das 180 vagas, 140 são para candidatos civis e 40 são destinadas a militares, permitindo que Vinícius siga seu sonho de uma carreira na engenharia com um futuro promissor.

MaisPB com Diário do Sertão