A Barragem da Farinha, em Patos, amanheceu transbordando neste domingo (07). Essa informação era aguardada com grande expectativa em Patos, Cacimba de Areia e outros municípios da região. Havia uma contagem regressiva na cidade, centímetro a centímetros, para a sangria do manancial que abastece a cidade de Patos. Segundo o técnico da Empaer, Marconi Palmeira, ela começou a trasbordar por volta da 04h20min deste domingo.
Construída no leito do Rio Farinha, sua capacidade hídrica é de 25.738.500 de metros cúbicos d’água. A última vez que o manancial transbordou foi em 2011, ou seja, há oito anos. Outra notícia animadora é que está correndo água no canal construído entre a Barragem da Farinha e o Açude do Jatobá, ou seja, neste momento o Jatobá está recebendo águas oriundas da Barragem da Farinha.
Sempre que acontece dela transbordar o manancial “vira praia” e se torna uma forte atração de toda a região. Por enquanto ainda é pouca água que está transbordando, mas deve aumentar nas próximas horas.
Folha Patoense