Impulsionado pela venda de motocicletas, o financiamento de veículos teve aumento de 41,9% na Paraíba no mês de julho em comparação com igual período do ano passado, segundo dados da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). A pesquisa enviada ao Pauta Real mostra que no mês em análise foram financiados 8.496 veículos, entre novos e usados, o que percentualmente representa o terceiro maior crescimento anual do país e o maior do Nordeste.
De acordo com os dados, foram financiados 4.079 novos veículos e 4.417 usados, sendo 3.087 motos, 5.205 carros e 204 veículos que se enquadram em outras categorias. Entre as motos, a preferência foi pelos modelos novos (2.524 unidades financiadas), enquanto na categoria automóveis leves, os veículos usados lideraram o número de financiamentos (3.738).
No recorte por categorias, o financiamento de motocicletas cresceu 83,4% em relação a julho do ano passado, o segundo maior aumento do país. Já entre os veículos pesados a alta foi ainda maior, de 88,6%.
Ao comparar com junho deste ano, mês imediatamente anterior, o crescimento no número de financiamentos foi de 14,3%, o que coloca a Paraíba em terceiro lugar no país. Conforme a pesquisa, houve crescimento de 20% no financiamento de veículos usados, de 22,4% quando analisados os números relativos a carros e de 2% no financiamento de motocicletas, segmento no qual houve queda de 2% quando avaliados os dados referentes aos usados.
Financiamento tem crescimento de 27,2% no país
No país, as vendas financiadas de veículos em julho somaram 626 mil unidades, entre novos e usados. . O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 27,2% na comparação com o mesmo período de 2023 e de 7,2% em relação a junho deste ano.
No segmento de autos leves, a alta foi de 26% ante julho de 2023 e de 11,3% comparado a junho. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 28,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior e 10,8% em relação a junho. O número de financiamentos de motos no mês foi 32% maior do que em julho de 2023, mas 5% menor do que em junho.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4 milhões de unidades. O número representa alta de 24,3% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 793 mil unidades a mais. Essa é a melhor marca para os sete primeiros meses do ano desde 2011.
“Os resultados de julho apresentaram um ritmo forte, semelhante ao desempenho observado no primeiro semestre deste ano. Fechamos o mês com o maior número de veículos financiados desde dezembro de 2013. É importante ressaltar que há uma questão de sazonalidade devido aos três dias úteis a mais em comparação ao mês anterior. No entanto, o mercado de financiamento de veículos continua aquecido. O destaque fica por conta do segmento de automóveis e comerciais leves novos, que registrou um crescimento de quase 20%, com mais de 100 mil veículos financiados.”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.