O Governo do Estado da Paraíba exonerou nessa quinta-feira (8), Charles Martins, diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Procurador Romero Abdon Queiroz da Nóbrega, com sede na cidade de Patos. Ele tomou posse no dia 5 de maio de 2021 sendo conduzido ao cargo após uma rebelião que ocorreu no início daquele ano.
Também na quinta-feira, o governador João Azevêdo nomeou Wescley de Lira Mota, como novo diretor que tomou posse nesta sexta-feira.
Charles fez uma gestão eficiente mantendo o respeito entre os detentos, os policiais, os funcionários do presídio, os familiares dos detentos, os órgãos de Justiça e manteve parcerias com várias entidades governamentais e não governamentais além da imprensa. O vereador do Município de Santa Terezinha, Damião de Seli, apresentou Moção de Aplausos pelo trabalho realizado por Charles que contemplou instituições educacionais e a Pastoral da Criança com alimentos na Princesinha das Espinharas.
Um projeto que tem sido destaque foi à criação e ampliação de hortas. Toda a produção é direcionada ao consumo dos presos, dos policiais e dos funcionários, melhorando alimentação. O projeto atingiu o número de uma tonelada de alimentos colhidos. O excedente é doado para várias instituições da cidade.
Também foi criado o cultivo de lavouras de feijão, de melancia e de abóbora.
Projeto de construção e conclusão do viveiro para o cultivo de mudas de plantas nativas da Caatinga, um projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Patos. Projeto de extração de sementes de plantas nativas da Caatinga visando o reflorestamento de áreas degradadas em parceria com a UFCG – Patos.
Restabeleceu parcerias como também novas conquistas. Destaque com a VEP de Patos, Poder Público Municipal, Entidades Religiosas, Polícia Militar e Polícia Civil.
Ampliação na fabricação de bolas, projeto em parceria público/privado com a Empresa Carreiro.
Realizou o Campeonato de futsal com integração da população carcerária. Realização da Copa PPRN/Carreiro.
Ampliação e recuperação no sistema de monitoramento da unidade. Implantação de procedimento de segurança constante visando melhorias na fiscalização de modo a coibir toda e qualquer entrada de material ilícito na unidade. Como resultado disso, foram apreendidos drones pela primeira vez na história da unidade, como também são bons os números de apreensões de aparelhos celulares através de ações constantes no interior das celas. Instalação de cerca elétrica em toda muralha da unidade. Foi instalada na unidade prisional uma câmara fria.
Inauguração da Biblioteca “Nova Esperança” da PPRN, um espaço multiuso e que irá ofertar projeto de Ressocialização através da leitura. Implantação de cursos EAD em parceria com Associação de Juízes Federais via 14ª Vara Federal de Patos.
Instalação do “Café Social”, um projeto em parceria com a Secretaria de Ação Social de Patos, que oferta um café da manhã, nos sábados e domingos, para os visitantes familiares dos reeducandos.
Aquisição de equipamentos para melhorias dos alojamentos e cozinha da unidade em parceria com a VEP de Patos; aquisição de um ar-condicionado junto a VEP/Patos; aquisição de compressor junto a VEP/Patos e a instalação no gabinete odontológico da equipe do PSP, que retornou os procedimentos odontológicos após três anos sem esse equipamento.
Instalação de laboratório de Informática em parceria com a Associação de Juízes Federais através da 14ª Vara Federal de Patos.
Aquisição de máquina roçadeira via doação de Vereadores da Câmara Municipal de Patos para realização de trabalhos de limpeza e de jardinagem.
Reforma das salas de aulas da unidade que teve no ano letivo de 2022 com 140 reeducandos matriculados. Melhorias com equipamentos para as salas de aulas da Unidade com parceria com a 6ª Regional de Educação.
Realização de ações alusivas ao Dia da Criança, em parceria com a Pastoral Carcerária. Realização de eventos e ações Religiosas alusivas ao Natal e ao Ano Novo para equipe de policiais penais e população carcerária, em parceria com a Pastoral Carcerária. Missa Campal realizada pelo bispo Dom Eraldo Bispo da Silva – Bispo da Diocese de Patos e momentos de fé com os evangélicos da Igreja Universal.
Durante todo o período da gestão não foi registrado nenhuma morte, nenhuma fuga, nenhuma tentativa de fuga, nenhum motim e nenhuma rebelião.