Na manhã desta terça-feira, 05 de setembro, aconteceu na cidade de Malta , a 29ª edição do Grito dos Excluídos, que sugeriu, este ano, a discussão do tema: Vida em Primeiro lugar – Você tem fome de que? Você tem sede de quê?
Para quem não sabe, o grito dos excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem desde 1995, durante a Semana da Pátria, e que culmina com o dia da independência do Brasil, com o objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor alternativas para uma sociedade mais inclusiva.
Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, diversos organismos participam do movimento: as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Movimentos Sociais, Organizações e Entidades envolvidas com a justiça social.
Em Malta, Paraíba, o movimento teve como ponto de apoio, as ruas e praça localizada no centro da cidade, onde foram realizadas diversas manifestações, dentre as quais: caminhada pela principal rua da cidade, apresentações culturais, exposições de trabalhos pastorais, culturais e distribuição de mudas de plantas nativas e frutíferas.
Após a caminhada os participantes se concentraram na praça principal da cidade , defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
O Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, usou da palavra para explicar o sentido e a trajetória do Grito dos Excluídos, juntamente com diversas forças vivas da sociedade.
Ele destacou que é papel da Igreja, ouvir e apoiar os clamores do povo e lutar por uma sociedade mais justa e humana.
O Padre Alixandre Soares, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição , disse que o Grito dos Excluídos cumpriu o seu papel como ponto de unidade das Pastorais, Ação Social Diocesana, Fazenda da Esperança,Pilar da Caridade e Movimentos Sociais, juntamente com diversos parceiros do município, entre eles Secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social, além de representantes do legislativo muninicipal.
Ele agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na preparação e realização do 29⁰ Grito dos Excluídos em Malta.
Informações: José de Anchieta Fotos : Padre Alixandre e Pastoral da Pessoa Idosa. Maria Joseny (Josa) – Pascom Diocesana