Foi realizado na noite dessa quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB), o Lançamento Oficial da peça teatral Paixão de Cristo 2023 que será encenada pelo Grupo de Teatro Constelação pertencente ao Instituto Padre Erivaldo Alves Ferreira.
Autoridades, ativistas culturais e comunidade prestigiaram o evento cultural.
Nando Monteiro, um dos organizadores agradeceu a todos que contribuíram desde a primeira edição do espetáculo. Ele relatou que todos são importantes nesta apresentação e citou a construção de novos cenários. O elenco é composto de 80 e 90 pessoas, divididos em crianças, jovens e adultos.
Foram apresentados os novos figurinos de Pilatos e dos soldados. Camila Monteiro interpretará Salomé e Henrique Xavier será o ator que encenará Jesus Cristo. Na oportunidade também foram apresentados a Diretoria e a Coordenação.
A vice-prefeita Mariinha relatou que fez teatro há algum tempo e que as pessoas aproveitem a experiência fantástica.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Damião de Seli disse ser uma honra participar deste momento solene e há 20 anos contribui com o espetáculo, destacando que foi um dos responsáveis por lutar pelo registro do grupo de teatro na época em que foi conselheiro tutelar. Disse que o grupo pode contar com o apoio do Poder Legislativo que apoia a cultura.
O padre Erivaldo Alves, uma das pessoas que sempre apoiou o espetáculo comentou que a cultura sempre faz viver e reviver momentos transportando para a fé e para a vida. O sacerdote disse que é suspeito falar da peça porque o Instituto Padre Erivaldo Alves apoia a encenação, mas, relatou que a Paixão de Cristo do grupo é um dos maiores eventos do gênero no estado da Paraíba. Afirmou que o trabalho precisa do apoio dos poderes municipais. Ele também falou do Grupo de Xaxado Pegadas de Lampião que ficou em 4º lugar do Nordeste em um evento cultural promovido em Serra Talhada (PE). Por fim, desejou sucesso a todos.
Já o secretário municipal de Cultura, Messias Camboim, disse que será o primeiro ano em que estará participando como membro do grupo e afirmou que Santa Terezinha é um berço de artistas. Comentou que assistiu vários espetáculos e sempre se emocionava. Afirmou que a Prefeitura Municipal apoiará a peça teatral.
Adeilton Evangelista, ativista cultural no município de Patos, ele realiza há seis anos a Paixão de Cristo na Morada do Sol, motivou o elenco afirmando que cada pessoa dê o melhor de si porque os membros do grupo serão espelhos para as outras pessoas que poderão também no futuro fazer parte do grupo de teatro. Parabenizou a todos pelo trabalho.
O vereador Antônio de Nelson parabenizou a Direção da Paixão de Cristo pelo belíssimo trabalho e a Secretaria Municipal de Cultura pelo apoio. Comunicou que durante a Pandemia da Covid-19, a execução da peça fez bastante falta. Ele vai apoiar o evento cultural e convidou os demais colegas para fazer o mesmo.
Em seu depoimento, o vereador Francisco Bezerra relatou que acompanha o trabalho de Nando desde o início e afirmou ser difícil fazer cultura devido na maioria das vezes à falta de apoio, entretanto, citou que em Santa Terezinha o espetáculo terá o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal. Destacou o trabalho do padre Erivaldo Alves que ama Santa Terezinha e muitas vezes estando trabalhando em outros municípios, mas sempre apoia a cultura e o desenvolvimento da Princesinha das Espinharas, ele citou a criação do Instituto Padre Erivaldo Alves Ferreira e da Rádio Conexão FM. Afirmou o seu apoio ao grupo de teatro quando foi conselheiro tutelar e reafirmou o seu apoio agora como parlamentar.
Além de encenações na Princesinha das Espinharas, a peça foi encenada nos municípios: Patos, Malta, Emas, Olho D’Água, São José de Espinharas, Mãe D’Água e Cacimba de Areia. Neste ano o grupo se apresentará também no município de Santa Luzia.