Em meio a tantas histórias tristes, uma para encher os olhos de todos de lágrimas e o coração de esperança. Na pequena cidade de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, cidade onde a Covid-19 tem deixado o município na bandeira vermelha, vem a história de dona Maria Selestina.
Ela seria mais uma das vítimas, talvez fatal pela idade bastante avançada, 92 anos, senão fosse o desfecho positivo. É que ela venceu a doença em meio a leitos lotados nas unidades de referência.
Selestina deu entrada no Hospital de São Mamede no dia 18/05, com dispneia e tosse seca. Ao ser realizado o Swab de orofaringe para Covid 19, ela testou positivo para doença.
O médico solicitou uma tomografia de tórax, onde não ficou evidenciado o padrão de vidro fosco, mas devido às queixas, idade e comorbidade (HAS) e sabendo que a Covid-19 é uma doença traiçoeira, o médico tentou regular para referência, mais estrutura e UTI , se necessário, sem sucesso devido à superlotação dos hospitais.
Foi aí então que o médico resolveu começar o tratamento de imediato na enfermaria Covid que está preparada com toda estrutura de isolamento, medicamentos e profissionais exclusivos para aquela ALA.
Ela fica ao lado de uma semi-intensiva (oxigênio, monitor multiparâmetros, carrinho de parada), se assim fosse necessário, realizando exames para o acompanhamento e cuidados gerais, principalmente com a hipertensão arterial.
A resposta ao tratamento foi maravilhosa durante todos os dias, e para surpresa de muitos e alegria de todos, a anciã recebeu alta médica nesta quinta-feira (27).
“Para honra e glória de Deus, a mesma teve alta, venceu o COVID”, disse o secretário de Saúde do município, Umberto Joubert, com os olhos cheios de lágrimas.
Ele aproveitou para parabenizar toda equipe da APAMI, desde porteiro, até os médicos que a mais de um ano estão nessa luta contra esse vírus.
O prefeito Umberto Jefferson usou suas redes sociais para celebrar a conquista. “Mais uma conterrânea recuperada, parabéns para toda equipe da saúde do nosso Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição (APAMI)”, disse ele.