O Conselho Municipal do Idoso de Santa Terezinha (PB) realizou nessa sexta-feira (29/03), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.
O evento aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e iniciou com o cadastramento dos participantes. A presidente do conselho, Joselma Galdino decretou aberta a conferencia e ficou facultada a palavra aos membros da mesa.
Após a execução do Hino Nacional, o advogado da Secretaria de Assistência Social, João Paulo Trindade, explicou que o Município aderiu ao Selo Município Amigo da Pessoa Idosa, sendo aprovado neste tema de Políticas Públicas. Ele citou que apenas Patos e Santa Terezinha pontuaram. Ele disse ainda que é uma orientação da gestão municipal desenvolver ações para o bem estar desse público.
Depois do café da manhã, o psicólogo João Paulo Araújo, ministrou a palestra: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.
Foram apresentados para o debate os seguintes eixos:
- Direitos Fundamentais na Construção / Efetivação das Políticas Públicas com os subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte, Lazer e Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC);
- Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana;
- Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
- Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.
As pessoas dividiram-se em grupos para apresentar as propostas que foram escolhidas para serem divulgadas e votadas na 5ª Conferência Estadual, bem como a escolha dos delegados.
A prefeita Terezinha de Zé Afonso e o vereador Edcarlos Soares participaram do evento. A conferência teve representantes dos governos municipais e da sociedade civil.