A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação (FME) promoveu durante toda esta terça-feira (07) a IV Conferência Municipal de Educação com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”.
A conferência, que aconteceu de forma remota por meio das plataformas digitais YouTube e Google Meet, foi dividida em dois momentos. Pela manhã, o encontro aconteceu pelo YouTube e contou com a participação do vice-prefeito, Jacob Souto; da secretária de Educação, Adriana Carneiro; da presidente da Câmara, Valtide Paulino; do presidente do Conselho Municipal de Educação, Everson Lucena; do presidente do Fórum Municipal de Educação de Patos, Jair Moisés de Sousa; e da gerente da 6ª Regional de Educação.
Dentro da programação da manhã aconteceu a palestra com o tema da conferência: “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, ministrada pelo presidente nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o professor Manoel Humberto Gonzaga Lima.
Em seguida foi feita a leitura e a análise do regimento interno da conferência, que foi deliberado e aprovado pelos presentes.
Já durante a tarde o encontro aconteceu através do Google Meet, e foi dividido em eixos temáticos, sendo o Eixo 1: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; o Eixo 2: Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e o Eixo 3: Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
Dentro das discussões dos eixos foram debatidos importantes temáticas como a Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022, a Avaliação da evolução das Políticas Públicas, o Plano Nacional de Educação 2014-2024, o PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação, e a inclusão, a equidade, a qualidade, a gestão democrática da escola pública, o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, entre outros.
Sobre a conferência
A Conferência da Educação é um espaço democrático, aberto pelo poder público articulado pela sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação. É um espaço de discussão e preservação da qualidade social da educação pública.