O litoral do estado da Paraíba tem 4 trechos de praia impróprios para banho. A informação consta no último relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A autarquia classifica a qualidade da água em 62 pontos espalhados pelo litoral.
As amostras são coletadas em pontos determinados e a qualidade da água é válida no raio de 100 metros do local no qual foram detectados indícios de poluição. veja quais praias deve-se evitar nos próximos dias:
Praia de Jacarapé, Arraial do Sol (João Pessoa) – Em frente ao Centro de Convenções
Praia de Jacarapé, Arraial do Sol (João Pessoa) – Em frente a desembocadura do Rio Cuiá
Praia de Pitimbú, Maceió e Guarita (Pitimbú) – Em frente a desembocadura do Riacho Engenho Velho
Praia de Pitimbú, Maceió e Guarita (Pitimbú) – Em frente a desembocadura da Lagoa
Tomar banho de mar nesses locais pode provocar danos a saúde. A presença de bactérias fecais na água pode indicar contaminação por esgoto doméstico ou de outros animais pode causar doenças de veiculação hídrica, com sintomas como vômito, febre, diarreia e dor de estômago.
Crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa são as mais vulneráveis a doenças ou infecções após nadar em águas contaminadas.
Litoral paraibano
A Paraíba possuiu aproximadamente 138 km de praias. São 68 praias, distribuídas em nove cidades: Mataraca, Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo, João Pessoa, Conde e Pitimbu.