Lula nomeia Terezinha Domiciano como nova reitora da UFPB: “Democracia universitária” diz professora

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram confirmadas como reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o quadriênio 2024-2028, em uma nomeação oficializada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A escolha foi celebrada pelas professoras, que destacaram a importância de ver o processo democrático sendo respeitado na instituição.

Em declaração pública, Terezinha expressou a emoção e a responsabilidade que envolve o novo cargo, ressaltando o papel histórico de Lula na defesa da democracia: “É muito representativo retomar o processo democrático da UFPB, recebendo a chancela do presidente mais democrático de todos os tempos.”

Durante a campanha, Terezinha e Mônica apresentaram propostas focadas em valores fundamentais como a autonomia universitária, a valorização da comunidade acadêmica e o fortalecimento da UFPB no ensino, pesquisa, extensão, inovação e inclusão. “Tivemos duas campanhas exitosas, com propostas que valorizam as pessoas, a autonomia e a democracia universitária”, destacou Terezinha, frisando o compromisso de fazer a UFPB crescer e ampliar sua missão na sociedade.

A nomeação também foi resultado de um processo coletivo que envolveu a comunidade acadêmica, que votou expressivamente na chapa das professoras, além do Conselho Universitário (CONSUNI), que referendou a escolha ao indicá-las como as primeiras na lista tríplice. “Fica o nosso agradecimento à comunidade acadêmica, representada por discentes, docentes e técnico-administrativos”, reforçou a nova reitora.

Terezinha e Mônica também reconheceram o papel decisivo de lideranças políticas e paraibanas na defesa da autonomia da universidade. A luta por essa autonomia foi uma das bandeiras centrais da campanha, com apoio de diversas frentes em prol da valorização da instituição.

A nova gestão da UFPB se compromete a trabalhar com “humildade, responsabilidade, dedicação e compromisso” para o desenvolvimento da universidade, acreditando na força coletiva para alcançar ainda mais conquistas. “É forte a nossa certeza de que juntos(as) podemos fazer muito mais pela UFPB!”, concluiu Terezinha.

PB Agora