Considerada a mulher mais idosa no Vale do Piancó, Maria Pereira (Nanoca), estará comemorando antacipadamante, seus 109 anos de vida neste sábado, dia 21 de Abril, na cidade de Curral Velho, no Sertão da Paraíba.
A lucidez e a vitalidade de Nanoca fizeram com que conferíssemos na identidade a data de seu nascimento. Estava lá: vinte e três de abril de 1909.
Devota de Santo Expedito, que tem seu dia religiosamente comemorado aos 19 de abril, Nanoca sempre teve orgulho expor a imagem do santo ao ser fotografada.
A centenária é uma mulher que lutou pela sobrevivência no sertão paraibano, em meio a tanta dificuldade. “Ela pegava na enxada na lida diária, sempre foi agricultora e lavadeira”, comenta o neto, José Ricardo Pereira.
Apesar da idade bem elevada, Nanoca come o que quer, nunca fez dieta, não aceita muita ajuda para as atividades do dia-a-dia e pouco se medica.
A idosa teve 5 filhos, de onde saíram dezenas de netos, bisnetos e tataranetos. Anualmente seus netos comemoram seu aniversário como se fosse de uma criança.
Diamante Online