Os estádios José Cavalcanti e Marizão, em Patos e Sousa, respectivamente, receberão a tecnologia do árbitro de vídeo pela primeira vez. O uso do VAR foi confirmado pela CBF na Série D já a partir da fase de oitavas de final. A dupla de Alviverdes sertanejos segue firme na busca pelo acesso para a Série C. O Naça enfrenta o Ferroviário, enquanto o Sousa mede forças com o Atlético-CE.
Inicialmente, ainda em maio, a CBF havia confirmado o uso do árbitro de vídeo na Série D a partir das quartas de final, que é o mata-mata do acesso. Esta semana a entidade adiantou que a tecnologia do VAR já será utilizada nas oitavas.
Na tarde desta quarta-feira os estádios José Cavalcanti e Marizão passaram por vistoria e foram aprovados pelo representante da CBF, Erich Bandeira, que falou sobre como foi a visita ao JC.
— A vistoria no JC foi feita a contento, só algumas pequenas observações serão feitas pela diretoria do Nacional e também pela prefeitura, e que vão atender plenamente a estrutura do VAR. Todo o custo é bancado pela CBF, e é um custo alto. Promessa cumprida pelo presidente da CBF, para dar mais lisura para as competições. É importante saber que aqui no Sertão tem uma estrutura muito boa e que o árbitro de vídeo funcionará com plenitude aqui no próximo domingo — disse.
O diretor de patrimônio do Nacional de Patos, Romário Romão, falou sobre a visita do técnico e também da importância do uso desta tecnologia nas partidas decisivas.
— O VAR vai dar mais segurança, para que o resultado seja decidido exclusivamente na bola. Nossa gratidão à CBF e a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). Vamos começar a executar essa parte do que foi solicitado pelo técnico, para que domingo tudo esteja funcionando plenamente — disse o dirigente do Naça.
Quem também aprovou o uso do VAR já na fase de oitavas de final foi o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes.
— O VAR é uma ferramenta bem-vinda em qualquer circunstância. Só temos agradecer à CBF por valorizar a Série D, que sempre esteve marginalizada em outras oportunidades. O árbitro de vídeo é uma segurança a mais para a gente, principalmente para as equipes do interior. Esperamos que os deuses do futebol esteja do nosso lado e que possamos passar de mais uma etapa — disse Aldeone.
No José Cavalcanti, em Patos, a partida entre Nacional de Patos e Ferroviário acontece no próximo domingo, às 16h. Já no Marizão o jogo com uso do VAR só será na próxima semana, já que o Sousa tem a vantagem de mandar a partida decisiva contra o Atlético-CE em casa. O Dinossauro faz neste fim de semana o confronto de ida, na cidade de Fortaleza.