Novo decreto será estudado a partir do dia 16; “fator de transmissibilidade será analisado”, diz Azevêdo

O governador João Azevêdo, declarou nesta quinta-feira (10), que um novo decreto, com medidas de combate à Covid-19, deverá ser estudado pela gestão a partir do dia 16, tendo em vista que o último documento editado pelo Governo da Paraíba tem validade até o dia 18 de junho.

João avaliou que deve ser levada em consideração para elaboração do novo documento não apenas a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública estadual, mas também o fator de transmissibilidade da doença, causada pelo coronavírus, entre a população paraibana.

“O decreto vigente hoje vai até o dia 18. Quando chegarmos no dia 16, iremos analisar os números, os dados, pra tomar uma decisão baseada nisso. Muitas vezes se olha apenas a taxa de ocupação de leitos, e essa não é uma leitura correta, até porque uma pandemia gera um impacto na mobilidade urbana das pessoas. Você tem a taxa de ocupação de leitos, mas também tem o fator ‘R’, que é o fator de transmissibilidade. Quando ele está muito alto, é preciso reduzir a mobilidade urbana. Ou seja, são diversos fatores que você tem que levar em consideração, e esses fatores serão analisados nos dias 16 e 17, em reunião, pra gente saber como será o decreto após o dia 18”, disse o governador à rádio Correio FM.

Wscom