Paraíba ganha protagonismo inédito no Brasil: lideranças do estado dominarão política, economia e Justiça em 2025

A Paraíba, um estado frequentemente lembrado por suas belas praias e cultura rica, está prestes a ocupar um lugar central no cenário político, jurídico e econômico do Brasil a partir de 2025. Esqueça os estereótipos comuns sobre o estado nordestino e prepare-se para conhecer o protagonismo de paraibanos que estarão em alguns dos principais postos de poder do país. Essa semana, o jornalista Suetoni Souto Maior publicou um artigo que mostra justamente a ascensão das lideranças do estado a nível nacional para o próximo ano.
Confira:

Política, economia e Justiça: Paraíba terá protagonismo nacional inédito a partir de 2025

Esqueça tudo o que você pensa que sabe sobre a Paraíba. Sobre as belas praias, a cultura, o povo acolhedor ou mesmo sobre a pobreza econômica do Estado. Vamos falar de protagonismo. E sobre isso, não é exagero dizer que a partir de 2025 nada importante no país dará certo sem a concordância de um paraibano. E não é ufanismo. Me refiro ao fato de que haverá pessoas do Estado nordestino em alguns dos principais postos de poder do país, seja nas áreas política, jurídica ou econômica. É uma marca sem precedentes.

Mas vamos deixar de enrolação e ir logo aos nomes. Vamos primeiro à política. Todos os sinais indicam que o deputado federal Hugo Motta (Republicanos), nascido em Patos, será eleito presidente da Câmara dos Deputados. Será, portanto, a partir de 1º de fevereiro do ao que vem, o terceiro na linha de sucessão do presidente da República. Será, também, o mandatário do principal centro político de decisões entre os legislativos do país. Para isso, já conseguiu tantos apoios que caminha, agora, em busca apenas da unanimidade.

Saindo da política, mais nem tanto, vamos encontrar o ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele vai comandar o órgão de fiscalização a partir do ano que vem. Vitalzinho, como é mais conhecido no Estado, é natural de Campina Grande e foi vereador, deputado e senador antes de chegar ao principal cargo entre os órgãos de controle. Terá a missão de coordenar a análise sobre o destino dos recursos federais destinados aos Estados.

E não para por aí. O ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, nascido em Catolé do Rocha, vai comandar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a partir do ano que vem. Ele é conhecido pelo grande conhecimento jurídico e teve papel destacado, por exemplo, na atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na década passada. Foi o relator da ação que tentava a cassação da chapa Dilma/Temer, eleita em 2014.

Parece muito, não é? Mas não acabou. Precisamos falar de economia. No ano passado, a paraibana Tarciana Medeiros foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo em ranking divulgado pela Revista Forbes, dos Estados Unidos. Era a única brasileira na lista. Natural de Campina Grande, Tarciana ficou na 24ª colocação da lista que contabilizou 50 mulheres. Ela comanda o Branco do Brasil, o principal banco brasileiro. Ela figurou na lista ao lado de Úrsula Von der Leyen, presidente da comissão europeia, e Kamala Harris, vice-presidente e candidata a presidente derrotada nos Estados Unidos.

E vamos adiante, ainda na economia. Vamos falar do presidente atual da Caixa Econômica Federal. O nome dele é Carlos Antônio Vieira Fernandes, é natural de Lagoa de Dentro. Ele é o comandante da instituição financeira pública através da qual os principais programas sociais do governo passam. A lista inclui os programas habitacionais, de microcrédito e os voltados para a distribuição de renda.

Ou seja, a partir de 2025, não é exagero, tudo de importante que ocorrer no país terá a mão de um paraibano.

Fonte: PBAgora colaborou o jornalista Napoleão de Castro