A Paraíba tem visto um crescimento significativo nas doações de órgãos para transplantes em 2024. Nos primeiros quatro meses deste ano, a Central Estadual de Transplantes, uma unidade do Governo da Paraíba, registrou 21 doadores efetivos, um aumento de 90% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 11 doadores.
O número de transplantes realizados também aumentou mais de 37%. Até abril de 2023, foram feitas 80 cirurgias no estado, enquanto em 2024 já foram realizados 110 procedimentos. Este avanço destaca um progresso importante na área de saúde pública estadual.
Os transplantes cardíacos apresentaram um crescimento notável. De três cirurgias realizadas nos primeiros quatro meses do ano passado, o número subiu para cinco no mesmo período deste ano, sendo que quatro desses procedimentos foram feitos totalmente via SUS. A quantidade de transplantes de fígado também teve um salto significativo, passando de cinco doações no primeiro quadrimestre de 2023 para 15 em 2024.
Além disso, a Paraíba captou e enviou para pacientes de outros estados 26 órgãos sólidos, incluindo dois corações, dois fígados e 22 rins, quando não foram identificados receptores compatíveis dentro do estado.
Para a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, esses resultados são fruto da constante capacitação da equipe, investimentos e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, e da crescente sensibilidade da população sobre a importância de doar órgãos.
Atualmente, 559 pacientes aguardam na lista de espera na Paraíba, sendo dois para transplante de coração, 12 para fígado, 189 para rins e 356 para córneas.