Paraibanos vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Petrúcio Ferreira - (Foto: Comitê Paralímpico do Brasil)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nessa quinta-feira (11), a convocação de 147 atletas de nova modalidade que vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Onze são paraibanos estão na lista de convocados, veja quem são mais abaixo.

Ao todo, foram anunciados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 convocados no total. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020.

Entre os convocados, estará o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, que buscará o seu tricampeonato paralímpico na prova dos 100m da classe T47 (amputados de braço). Antes, foi medalhista de ouro na prova em que é especialista nos Jogos do Rio 2016, com o tempo de 10s47, e, em Tóquio 2020, com 10s43. O velocista ainda é o atual recordista mundial da disputa, com o tempo de 10s29, registrados em 2022, durante o Desafio CPB/CBAt, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Paraibanos selecionados foram:

Atletismo

Ariosvaldo Fernandes da Silva – Campina Grande
Cicero Valdiran Lins Nobre – Aguiar
Joeferson Marinho de Oliveira – João Pessoa
Petrúcio Ferreira dos Santos -São José do Brejo do Cruz
Bocha
Laissa Polyanna Guerreira Silva Vasconcellos Teixeira – Campina Grande
Futebol de Cegos
Luan de Lacerda Gonçalves – João Pessoa
Matheus da Costa Coelho Bussuma – João Pessoa

Goalball (Masculino)

Emerson Ernesto da Silva – Campina Grande

Halterofilismo
Ailton de Andrade Bento de Souza – Mamanguape

Judô

Willians Silva de Araújo – Sapé
Taekwondo
Silvana Mayara Cardoso Fernandes – São Bento

Por modalidade, houve a convocação de 70 atletas e 16 guias do atletismo, nove competidores e três calheiros da bocha, seis ciclistas, 13 judocas, 11 halterofilistas, sete atletas e um timoneiro do remo, cinco arqueiros, dois atiradores esportivos, além de três atletas e um guia do triatlo.

Modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, o atletismo é o esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e no campo – foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.

Paraiba.com.br